top of page
Buscar
Foto do escritorBarussi & Magliarelli

Overbooking: seus Direitos e como Pleitear uma Indenização!


Overbooking Direitos e Indenização

Você já vivenciou a situação de chegar ao aeroporto e ser impedido de embarcar devido à lotação total? Provavelmente, você foi afetado por um caso de overbooking.


Mas afinal, o que é o overbooking?


Na prática, o overbooking ocorre quando a companhia aérea vende mais assentos do que realmente possui disponíveis. Originado na língua inglesa, o termo tem uma tradução literal: a empresa vendeu mais lugares no voo do que pode acomodar todos os passageiros. Apesar dessa situação, é fundamental estar ciente de seus direitos, pois há medidas a serem tomadas em casos de overbooking.


Violação aos Direitos!


A empresa aérea que realiza o overbooking está infringindo os Direitos do Consumidor e os Direitos do Passageiro Aéreo, pois ocorre uma quebra na relação de consumo estabelecida entre o fornecedor (empresa) e o consumidor (passageiro).


Quando uma empresa vende um produto, é natural esperar que ela cumpra o compromisso de fornecer o contratado. No contexto do overbooking, o passageiro adquire passagens para viajar, mas acaba impossibilitado de utilizá-las.



Prejuízos e Danos Materiais Decorrentes do Overbooking


Frequentemente, o overbooking resulta na perda de compromissos significativos, como reservas de hotel, aluguel de carro, vouchers para passeios turísticos e outras despesas imprevistas.


Contudo, os custos inesperados estão respaldados legalmente para assegurar a responsabilidade da companhia aérea por tais prejuízos.


No contexto do overbooking, os passageiros têm o direito à compensação por danos materiais e morais.



Indenização por danos morais decorrentes de overbooking


Em situações de preterição de embarque e overbooking, a jurisprudência, ou seja, a decisão dos tribunais, requer a comprovação do prejuízo moral. Os montantes de compensação por danos morais têm flutuado entre R$ 3 mil e R$ 18 mil, sendo influenciados pelas circunstâncias específicas de cada caso, seu grau de gravidade e outros detalhes.



Caso sua situação seja uma das mencionadas acima, fale imediatamente com um Advogado Especialista Direito dos Passageiros Aéreo para avaliar o seu caso.





15 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page